top of page

VACA ATOLADA

A costela é um corte muito apreciado pelos brasileiros, nos restaurantes industriais que eu trabalhei era um prato super pedido e quando tinha, virava a atração principal.




Contudo há um lado não tão legal que preciso repassar para você, é um prato que requer atenção, então vou listar abaixo para você saber: 1- ajuste a gramagem, porque tem muito osso e quando cozinha acaba reduzindo bem. Acima de 200g por pessoa é uma boa gramagem.

2- compre uma carne de boa qualidade, a costela costuma ter muita gordura, caso compre assim, o resultado final será pouca carne e muito óleo.

3- já solicite a costela cortada em pedaços para fazer a vaca atolada, a de ripas é bom para ser assada inteira.

4- coloque a mandioca mais pro final do cozimento, se colocar muito antes ela irá desmanchar.



VACA ATOLADA


Lista de ingredientes

1,5 kg de costela bovina

¼ de xícara (chá) de farinha de trigo

3 cebolas picadas

2 dentes de alho amassados

2 tomates picados ou 1 lata de tomate pelado ou 1 sachê de extrato de tomate

1 colher (sopa) de vinagre ou 50 ml de vinho ou cachaça

1 litro de água

2 colheres (sopa) de óleo

3 mandiocas descascadas e cortadas em rodelas de cerca de 2 cm 1 gomo de calabresa cortado em rodelas

folhas de salsinha fresca ou coentro



Modo de preparo


  1. Tempere as costelas com sal e pimenta-do-reino. Coloque a farinha de trigo e misture bem, ela vai ajudar a coagular o sangue e dar um toque especial.

  2. Na panela de pressão, coloque o óleo e frite as costelas, se conseguir fritar em partes é ótimo para que não acumule água, e deixe dourar por todos os lados. Essa selada na carne além de dar cor, retem os sucos da carne. Transfira para um prato.

  3. Na mesma panela refogue a calabresa e depois o alho e a cebola, regue com um pouco de água para soltar bem o fundo da panela. Acrescente os tomates, o vinagre e cozinhe por 5 minutos. Coloque as costelas e adiciono a água restante. Depois de pegar pressão e pós começar a apitar, conte 35 minutos.

  4. Depois do tempo de cozimento, abra a panela e adicione a mandioca e complete com 1 xícara (chá) de água . Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando, caso contrário pode queimar o fundo da panela. Para servir, salpique folhas de salsinha fresca ou coentro, que fica incrível.


Essa receita é uma adaptação da vaca atolada da Panelinha: https://www.panelinha.com.br/receita/Vaca-atolada



Comments


bottom of page