top of page

ARROZ DE PORCO

Atualizado: 26 de jan. de 2023

Temos galinhada, temos arroz a carreteiro e agora apresento o arroz de porco. Ele é suculento, saboroso, sustenta bastante e ainda por cima tem um bom custo benefício.


ARROZ BRANCO COM CARNE DE PORCO, CALABRESA E BACON
Arroz de porco com linguiça

Esse arroz, além de muito saboroso, rende bastante e combina muito com outras carnes e pode até ser um prato principal, assim como a galinhada. Ele foi inspirado no "Arroz de Pato" um prato português muito consumido por lá:

Um arroz que dá sustança e prático de fazer.

O segredo é temperar levemente o pernil com sal, pimenta e alho, selar bem a carne até fazer aquele fundo e depois começar o preparo. Do resto é só seguir o passo a passo e deixar o fogo e o tempo fazerem seu trabalho. Aproveite!


Arroz de Porco


Liste de ingredientes


1 und cebola média 4 dentes de alho amassados 1 c. sopa polpa de tomate 500g de arroz parboilizado ou branco

Pimenta preta à gosto Colorau à gosto

2 litros de água 180 ml de vinho tinto

150 g de linguiça calabresa 150 g de bacon

2 folhas de louro 1 kg de pernil em cubos

Sal à gosto Azeite à gosto

Modo de preparo


  1. Num tacho ou panela grande, coloque o coloque o pernil, levemente temperado e refogue bem, até formar um fundo na panela. Depois coloque o litro e meio de água, o vinho tinto, metade da calabresa, metade do bacon, as folhas de louro e o sal.

  2. Deixe cozinhar por 50 min ou até ficar macio a ponto de desfiar.

  3. Coe, reserve a carne o caldo do cozimento, ele será usado no arroz.

  4. Na mesma panela se preferir, refogue a o restante do bacon e da calabresa cortado em cubos, depois acrescente a cebola picada (pode até ser em pétalas) e o alho amassado. Deixe refogar até caramelizar bem e junte com a polpa de tomate. Refogue até formar um fundo bem caramelizado na panela, mas cuidado para não queimar.

  5. Deixe esfriar as carnes, desfie a carne de porco ou corte em cubos menores, corte o chouriço e o toucinho que cozinharam junto com a carne em cubos. Junte ao tacho do refogado.

  6. Adicione um pouco do caldo e deixe apurar durante 3 minutos, até soltar o fundo da panela.

  7. Junte o arroz e misture bem. Depois adicione 500 ml do caldo da cozedura, a pimenta e o colorau. Quando levantar fervura baixe o fogo e deixe cozer durante 20 minutos. Se precisar coloque mais água até cobrir todo o arroz e, caso necessário, adicione mais um pouco.

  8. Coloque o arroz numa travessa ou na GN de ir ao forno. Corte um pouco de calabresa em rodelas e decore por cima do arroz (opcional).

  9. Leve ao forno a 170 ºC durante 10 minutos até dourar (opcional).


Rendimento: Serve muito bem entre 8 a 10 pessoas.

Comments


bottom of page