top of page

APRENDA A CALCULAR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NA SUA COZINHA

Quer aprender a calcular seu desperdício e controlá-lo no dia a dia? Nesse artigo separamos o passo a passo de como descobrir a taxa de desperdício de alimentos dentro da sua cozinha.

Atualmente, vivemos um grande paradoxo que, enquanto a fome avança no Brasil, com cerca 19 milhões de pessoas sem ter o que comer, são desperdiçados 55 milhões de toneladas de alimento por ano no país.


O Brasil está na lista dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, gerando o descarte de aproximadamente 30% de tudo que é produzido para o consumo, uma triste realidade.


Por mais que a cadeia produtiva (produtor, transporte e armazenamento) tenha grande participação nesse desperdício, você já pensou o quanto suas atitudes e comportamentos podem contribuir para mudar esta situação?


BORA APRENDER?


1- SEPARE O LIXO "ORGÂNICO" E O LIXO "NÃO CONSUMÍVEL"

Para fazer esse cálculo é importante que você separe o lixo orgânico do lixo não consumível, ou seja, o lixo composto de alimentos e o lixo composto por itens não consumíveis como embalagens, por exemplo. É recomendado ter duas cestas de lixo e separar os resíduos ao longo do preparo dos alimentos.


2- QUANTIDADE TOTAL DE ALIMENTOS PRODUZIDOS

Separe em quilos(kg) a quantidade de alimentos que será produzido na sua cozinha naquele dia. Esse número será importante na hora de aplicarmos a fórmula do desperdício, ele serve para compararmos o quanto foi produzido versus o quanto foi desperdiçado.


3- QUANTIDADE DE LIXO ORGÂNICO E DE LIXO NÃO CONSUMÍVEL

Também entra no cálculo a quantidade de lixo produzida, seja em lixo orgânico ou em lixo não consumível. Nesse caso, se você seguir o 1° passo, você já terá seu lixo separado. Dessa forma, é importante você tem a quantidade de cada um em quilos para calcularmos a taxa.


E aí, já conhecia essa cálculo do desperdício?


Essa fórmula, além de super fácil, ela é MEGA eficiente. Com essa taxa você consegue ter controle do desperdício dentro da sua cozinha e combate-lo com pequenas atitudes e planejamento no dia a dia.


Aproveita que estamos aqui e já calcula o desperdício dentro da sua cozinha...

Comments


bottom of page