top of page

5 DICAS PARA COMBATER O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS | RESTIN BRASIL

Você sabia que pode ser um grande elo para evitar o desperdício de alimentos na sua casa ou no seu restaurante? Este desperdício está muito atrelado a hábitos cotidianos e refletem diretamente em problemas sociais como a FOME e problemas ambientais a emissão de CO², grande causador do EFEITO ESTUFA.


Por isso, trouxemos 5 DICAS INCRÍVEIS que vão fazer a diferença no seu dia a dia e no planeta.


Da para acreditar que a maior parte do desperdício de alimentos acontece dentro de casa?


No Brasil, grande parte é desperdiçada na colheita e durante o manuseio e durante toda a cadeia logística, onde é denominado com perda de alimentos, contudo 10% de todo alimentos consumido dentro dos domicílios também acabam no LIXO. Segundo Gustavo Porpino, Pesquisador de Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Alimentos e Territórios, 41,6 kg de alimentos são desperdiçados por ano por uma pessoa e uma família de até 3 pessoas desperdiçam em média 128,8 kg. Parece pouco, mas em 1 ano esse desperdício chega a 1,5 toneladas por família .


Acho que já deu para entender quão sério e importante é a causa de combate ao desperdício de alimentos, certo?


Então bora para as dicas:


Dica 1 - Compre mais vezes e em menor quantidade;


Hoje em dia as pessoas vivem de uma forma cada vez mais dinâmica. Isso acaba refletindo diretamente na forma de consumo e nos hábitos de compra da sociedade. No Brasil, mesmo sem histórico de guerras, existe uma cultura muito forte de estocar alimentos, para que eles durem bastante e aumente o espaçamento de compras. Ao mesmo tempo que esse método de "compra mensal" diminui sua frequência de ida ao mercado, ele estimula uma compulsão nas compras que acaba gerando o desperdício pelo fato de os alimentos demorarem mais para serem consumidos e acabam estragando ou passando da validade.


Dessa forma, é importante planejar suas compras de modo que suas idas ao mercado sejam mais dinâmicas e a quantidade de alimentos comprados seja reduzida, levando a um aproveitamento total das compras, ou seja, uma compra mais consciente e efetiva. O momento de compra SEMPRE deve ser baseado em decisões racionais e partidas de um consumo responsável, pois assim, além de reduzir seu desperdício, provavelmente reduzirão seus gastos.


Dica n.º 2 - Planeje suas refeições com antecedência;


Além de planejar a compra, outra dica muito boa é também planejar suas refeições com antecedência. Esse planejamento pode partir dos produtos que você tem em casa e com menor tempo de vida em relação a validade do produto, usando a Metologia FIFO (entenda como aplicar na cozinha do seu restaurante e até na sua casa).


FIFO (First In, Fisrt Out) - traduzindo do inglês: “primeiro que entra, primeiro que sai”. Ou seja, se trata de um sistema de armazenagem que visa à movimentação programada, no qual os produtos que estão armazenados há mais tempo são despachados/consumidos primeiro para os consumidores.

Dica n.º 3 - Não descarte um produto APENAS pela aparência;


Quando se trata de frutas e legumes, o principal motivo de desperdício é aparência imperfeita, ou seja, quando estão fora do padrão estético de vendas os produtos tem maior tendência de acabarem no lixo. Assim, como se diz no famoso ditado brasileiro não devemos julgar o livro pela capa. Muitas vezes esses produtos estão com ótima qualidade e com o mesmo valor nutricional. Procure sempre a "Xepa" no final de feira ou no mercado que você costuma fazer as compras, é uma ótima estratégia, tanto para o meio ambiente, tanto para seu bolso.


Dica n.º 4 - Prepare receitas sustentáveis, com uso integral dos alimentos (raízes, cascas e sementes);


O hábito de descascar e descartar é muito comum no dia a dia do brasileiro, porém existem muitas formas de evitar que esses talos, raízes e cascas acabem no lixo. Primeiramente, utilizar os alimentos de forma integral é medalha de ouro na luta contra o desperdício, isso porque essas partes dos alimentos são altamente nutritivas e ricas em vitaminas, fibras e minerais. Além disso, ao consumi-las você otimiza os ingredientes da sua cozinha e aumenta a criatividade nos pratos.


Dica n.º 5 - Sempre verifique a validade dos produtos;


Por último, um hábito que não pode fica fora da sua rotina é sempre verificar a validade dos produtos que estão na sua dispensa, isso pode ajudar muito a evitar que esses alimentos vençam e acabam sendo descartados.


E aí, você já pratica alguma dessas ações? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Comenta aí... 😉


Referências:

Porpino, G.; Lourenço, C. E.; Araújo, C.M.; Bastos, A. (2018). Intercâmbio Brasil – União Europeia sobre desperdício de alimentos. Relatório final de pesquisa. Brasília: Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. Disponível em: <http://www.sectordialogues.org/publicacao>


Comments


bottom of page