top of page

O QUE É PRODUTO FIFO? POSSO CONSUMIR NO MEU RESTAURANTE? É LEGALIZADO?

Atualizado: 13 de out. de 2022

A comercialização de produto vencido por industrias, empresas do ramo alimentício é totalmente proibida, contudo qual é a regulamentação correta que faz essa proibição? Poucos sabem, mas em alguns países da Europa e nos EUA essa prática não é mais proibida.


No Brasil, segunda o artigo 7º, inciso IX da Lei 8.137/90, vender produto fora do prazo é crime. Os produtos vencidos são impróprios para uso e consumo (artigo 18, do Código de Defesa do Consumidor).



Mas, e a venda de PRODUTOS FIFO's é legalizada?

ESSA SIM!!


Comprar produtos FIFO's é uma ação LEGALIZADA POR LEI, e também uma ação muito legal para o meio ambiente, afinal são alimentos em perfeito estado e com a mesma qualidade que um produto com validade mais longa, entretanto com um "tempo de vida" mais reduzido.


AFINAL DE CONTAS, O QUE É UM PRODUTO FIFO?


A palavra FIFO vem do método "Fisrt In First Out" que significa, o primeiro que entra, primeiro que sai. Ou seja, é um método que consiste em priorizar a venda de produtos próximos de sua validade, atraindo o consumidor através de preço baixo. Aqui na Restin, nossos produtos chegam com ofertas de até 70% de desconto. Ao comprar e consumir produtos FIFO's você, além de economizar na compra de mercadoria, ajuda a reduzir o desperdício de alimento e, consequentemente, ajuda o planeta.


Com a mesma proposta de impedir com que esses produtos próximos da validade vençam no mercado, os PRODUTOS FIFO’S também são conhecidos como "VENCIDINHOS". Essa modalidade de vendas vêm ganhando cada vez mais espaços em supermercados e mini mercados ajudando muitas pessoas com grandes ofertas e oportunidades. Os produtos chegam com descontes de até 90% e os prazos de validade variam de 3 dias até 3 meses, quanto atinge 70% da vida útil, ou seja, quanto mais próximo do vencimento estiver, maior será o desconto aplicado. Fantástico né?



Ainda nesse cenário de FIFO's, existe uma outra nomenclatura para os produtos que apresentam pequenas avarias nas embalagens ou fora do padrão estético, esses são chamados de "FEINHOS". Seguindo as regras de segurança alimentar da ANVISA sobre manipulação dos alimentos, para que o ele possa ser vendido, essas avarias NUNCA podem comprometer a qualidade do produto. Um exemplo de avaria permitida seriam pequenos amassos na embalagem, uma etiqueta borrada/errada ou algum erro de impressão, etc.



PRODUTOS FIFO's NO FOOD SERVICE


Atualmente o mercado FIFO vem crescendo bastante, principalmente nos atacados, o que permite a venda desses produtos para o alguns tipos de restaurantes do food service (restaurantes comerciais, lanchonetes, bares, buffet). Assim, os estabelecimentos conseguem economizar nas compras de matéria prima e reduzir seus custos de produção. Não é incrível?


Na Restin, funcionamos como um "atacado" de produtos FIFO's. Nós conectamos a indústria de alimentos com o food service através da venda de carnes próximas da validade com ofertas de até 70% OFF.


E aí, já conhecia sobre os produtos FIFO's?


Não? Então venha ser um restaurante cadastrado e receba nossas ofertas.





VEM PARA A RESTIN!




Comments


bottom of page