top of page

3 DOCUMENTÁRIOS SOBRE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS PARA ASSISTIR AGORA

Atualizado: 10 de nov. de 2022

Atualmente, a grande preocupação da sociedade está nos danos que estão sendo causados diariamente no meio ambiente. O desperdício de alimentos vem ganhando cada vez mais espaço em debates, reflexões, filmes e documentários. Todos os dias são jogados fora quilos de alimentos que acabam sendo desperdiçados mesmo estando em perfeito estado e qualidade para serem comercializados e consumidos. Muitos desses alimentos acabam sendo incinerados depois que ultrapassam sua data de validade, e muitas vezes acabam vencendo pois deixam de ser consumidos devido a uma despadronização estética ou até mesmo uma avaria na embalagem.


Devido a proporção e o impacto que o desperdício de alimentos vêm causando, a conscientização se torna cada vez mais primordial. Pensando nisso, nós da Restin separamos 3 DOCUMENTÁRIOS SOBRE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS que falam sobre importância de ter uma vida/alimentação sustentável e o impacto que nossas atitudes tem no meio ambiente.



Documentário sobre o desperdício de alimentos (taste the waste)

O documentário Taste of Waste - Sabor do desperdício (assista aqui) dirigido por Valentin Thurn, busca expor a “cultura” do desperdício de alimentos pelo mundo. Nós produzimos muito mais do que necessitamos e não consumimos tudo, na verdade jogamos grande parte fora.


Você sabia que 1/3 de toda produção de alimentos vai para o lixo? Sendo que, desta última, ainda poderia se aproveitar muito para alimentar pessoas famintas. Só na União Europeia são 90 milhões de toneladas de alimentos jogadas fora a cada ano. E se juntarmos com a quantidade da América do Norte, poderíamos alimentar todas as pessoas famintas no mundo, 3 vezes. Não é atoa que a ONU estipulou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para serem cumpridos até 2030, reduzindo metade do desperdício.



Documentário SUSTAINABLE  sobre o modelo de produção agroindustrial e o desperdício de alimentos

O documentário Sustainable foi lançado pela Netflix em 2016 (assista aqui) O filme faz uma reflexão sobre o modelo de produção da agricultura industrial, mostrando as consequências ambientais, econômicas e sociais a respeito das ações da indústria.


Já parou para pensar no impacto que a indústria de alimentos tem no desperdício? São TONELADAS de alimentos que são incinerados todos os dias. No documentário, a história contada é a de Rick Bayless e por fazendeiros que nos apresentam o movimento por comida sustentável através de um debate de como essa alternativa pode mudar nossa alimentação. Vale a pena assistir!



Curta metragem chamado "como alimentar o mundo

"Como alimentar o mundo" é um curta documentário produzido em 2010 (assista aqui) por ocasião do Paris Cité des Sciences. O curta nos apresenta algumas maneiras de interagir com o sistema de produção global de alimentos, da subsistência à escolha de comida local. A visão que ele fornece ao espectador é sobre a produção e distribuição de alimentos, juntamente com algumas dicas sobre como comer de forma mais sustentável. Não deixe de tirar uns minutinhos do seu dia!


E aí, já conhecia algum deles? Já salva esses links para assistir depois e mergulhar nesses conteúdos para entender qual os seu papel nesse movimento.


Como vocês já sabem, aqui na Restin nosso propósito está em combater o desperdício de alimentos. Se quiser fazer parte desse movimento ESG e ainda economizar nas compras de matéria prima para o seu restaurante, temos a oportunidade certa para você.


Seja um restaurante cadastrado em nossa base e receba as melhores ofertas em FIFO para sua cozinha profissional. Garanta descontos de até 70% e reduza o CMV do seu restaurante.





1 Comment


Luciano Almeida
Luciano Almeida
Oct 05, 2022

Muito bom esses documentários, vale muito a pena assistir. Na Prime há um bem legal tbm, chama "10 bilhões - o que tem pra comer?"

Like
bottom of page