Atualmente, ser um restaurantes ESG é algo cada vez mais valorizado entre a cadeia de food service, pois os consumidores estão se importando cada vez mais com os impactos das empresas no meio ambiente, além da forma como elas lidam em âmbito social e governamental.
O QUE É ESG?
Environmental, Social e Corporate (ESG) é uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros em nome dos acionistas da corporação.[1]
Alguns exemplos de restaurantes engajados e comprometidos com as políticas ESG no Brasil são o Burguer King, Madero, Mc Donalds, e o Popeys. No caso do Burguer King (BK), o fast food iniciou uma nova era ESG entre os fast food através da maior presença feminina nos cargos de liderança, reaproveitamento de resíduos, reciclagem de materiais, aumento da representatividade de grupos diversos e o lançamento de produtos a base de plantas focando no público vegano, eliminação do uso do plástico e adaptação de embalagens para redução do uso de papel.
COMO SE TORNAR UM RESTAURANTE CONSCIENTE?
Esse movimento acontece desde a priorização do uso integral dos ingredientes (incluindo casacas, talos, folhas e sementes) até no uso de produtos FIFO's, orgânicos e locais, que fortalecem a economia da região.
Com a Restin, os restaurantes parceiros recebem as melhores ofertas em produtos FIFO's. Assim, garantem economia no seu GMV, além de gerar um grande impacto no combate ao desperdício de alimentos se tornando um RESTAURANTE CONSCIENTE.
3 PASSOS PARA SER UM RESTAURANTE ESG
➪ Reduza o desperdício
Um tema muito importante e que impacta diretamente no meio ambiente, é o DESPERDÍCIO. Nesse caso ele apresenta várias vertentes, ele pode estar no descarte de alimentos, na falta de planejamento de cardápio, no acúmulo de resíduos, etc.
Por isso, é muito importante que o restaurante sempre organize seu estoque e utilize da metodologia FIFO para otimizar seus produtos e aproveitar o máximo do alimento possível.
Além disso, entender o consumo de seus clientes é um movimento muito importante para manter organização e planejamento adequado na sua cozinha.
➪ Procure práticas ecológicas
Busque por ferramentas, produtos ou utensílios sustentáveis. Alguns exemplos são substituir embalagens, canudos, caixas e sacolas plásticas; por materiais biodegradáveis ou recicláveis.
Uma atitude muito nobre que permaneceu nos restaurantes em decorrência da pandemia COVID 19 foi o uso de cardápios digitais (via QRCODE/ TABLET) deixando de lado o cardápios de papel.
➪ Olhe para diversidade e inclusão
Além de práticas ambientais, as politicas sociais também são muito valorizadas na abordagem ESG. É muito importante olhar para novas iniciativas que priorizem a diversidade e reavaliem programas e benefícios da equipe. Esse movimento exige reflexão organizacional, além de uma equipe horizontal onde seja possível realizar conversas abertas, onde as minorias como mulheres, pessoas de cor, membros da comunidade LGBTQIA+ para garantir um ambiente inclusivo e confortável para todos.
Vem para a Restin. Seja um restaurante consciente e com práticas ESG!
Comments