O desperdício de alimentos é um tema que vem cada vez mais sendo tratado devido aos números exorbitantes relacionados a ele. A FAO estima que 14% dos alimentos são perdidos. Esses alimentos são avaliados em US$ 400 bilhões anuais e em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), os alimentos perdidos estão associados a cerca de 1,5 gigatoneladas de CO2 equivalente.
Os alimentos são desperdiçados quando são descartados pelos consumidores ou descartados no varejo devido à sua incapacidade de atender aos rígidos padrões de qualidade ou, muitas vezes, devido a um mal-entendido sobre a marcação da data no produto. Além disso, é importante ressaltar que o alimento que nunca é consumido representa um desperdício de recursos, como trabalho, terra, água, solo e sementes, e aumenta em vão as emissões de gases de efeito estufa.
Atualmente, são desperdiçados 1.555 milhões de toneladas de comida por ano. No entanto, os dados tornam-se ainda mais reveladores quando analisamos minunciosamente o desperdício desses alimentos por categoria.
Em 2018, a A BCG divulgou os principais grupos de alimentos que são mais desperdiçados, em relação ao total de alimentos desperdiçados no mundo. Confira os dados abaixo:
1º - Frutas e legumes:
Totalizaram 644 milhões de toneladas jogadas fora, o que representa 42% do desperdício total de alimentos no mundo.
2º - Cereais:
Totalizaram 347 milhões de toneladas jogadas fora, o que representa 22% do desperdício total de alimentos no mundo.
3º - Raízes e tubérculos:
Totalizaram 275 milhões de toneladas jogadas fora, o que representa 18% do desperdício total de alimentos no mundo.
4º - Lacticínios:
Totalizaram 143 milhões de toneladas jogadas fora, o que representa 9% do desperdício total de alimentos no mundo.
5º - Carne:
Totalizaram 74 milhões de toneladas jogadas fora, o que representa 5% do desperdício total de alimentos no mundo.
6º - Oleaginosas e leguminosas:
Totalizaram 50 milhões de toneladas jogadas fora, o que representa 3% do desperdício total de alimentos no mundo.
Chocante né galera? Por isso temos que ter consciência e se unir com ações, como a Restin, para combater o desperdício. VEM PRA RESTIN!
Comments