top of page

COMO INICIAR O ANO FOCANDO NO COMBATE AO DESPERDÍCIO

Ano novo, metas novas! Como podemos potencializar nossos resultados na luta contra o desperdício de alimentos e ficar ainda mais próximo das ODS 2030?


Alimentos no chão com o planeta terra ao centro
Alimentos no chão com o planeta terra ao centro

Toda virada do ano é muito comum reestabelecermos as metas para que ao longo dos 365 dias possamos cumprir e alcançar os nossos resultados tão sonhados. Contudo tanto estabelecer, como cumprir as metas é um caminho que deve ser muito bem feito, com muita responsabilidade e principalmente que seja alcançável..


Em 2015 a ONU (Organizações da Nações Unidas) estabeleceu junto com diversos países, inclusive o Brasil, 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para que sejam cumpridos até 2030. Já se passaram 8 anos e será que as metas foram cumpridas ou estão à caminho para cumprir? Talvez não tenhamos as respostas ainda, mas podemos potencializar nossas ações para alcançar elas o mais rápido possível.


......


ODS 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis


Focada tanto no consumo, como na produção, a ODS 12 tem várias metas que precisam de atenção e neste artigo iremos abordar a 12.3:

"Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundo, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita."

O Desperdício é multifacetado e é necessário a junção de várias soluções para conseguir uma redução efetiva e duradoura. Pensando em toda a cadeia de produção até o consumo final, que encontra-se nos lares.


Para estabelecer as metas adequadas da redução é necessário o fracionamento do desperdício por área e entender como estão os números, para que seja estabelecida a meta de redução. O ideal é ZERAR, entretanto é melhor fazer uma redução gradativa até conseguir chegar no objetivo final.


O dados gerais de todo o desperdício de alimentos ainda não são consolidados no Brasil e no Mundo. Segundo a WWF, o desperdício está em 2,5 bilhões de toneladas, e em 2011 a FAO estimou que o desperdício representava 1/3 de tudo que era produzido no mundo.


Dessa forma cabe tanto a sociedade civil como privada consolidar seus números de desperdício e estabelecer suas métricas de redução, se enquadrando os pequenos e médios produtores, indústrias, varejo, food service e o indivíduo.


Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/12





Commentaires


bottom of page