A Inflação está pesando no caixa, então segue 3 formas de aumentar os lucros e reduzir seus gastos através da melhora da gestão do seu restaurante.
Segundo dados da ABRASEL, o cenário inflacionário no segmento de bares e restaurantes está cada vez mais preocupante. Dados apontam que 61% dos empresários não conseguem repassar a inflação para os cardápios (30% fizeram aumentos abaixo da média nos últimos 12 meses e 31% não conseguiram realizar nenhum ajuste). Segundo a Associação, os outros 33% só repassaram a média de inflação e apenas 6% disseram ter conseguido aumentar o cardápio acima do índice oficial).
O cenário se torna ainda mais preocupante quando se analisa a inflação dos principais insumos desses bares e restaurantes, no caso os alimentos e bebidas, que subiram 11,21% nos últimos 12 meses, enquanto a inflação no setor de alimentação fora do lar foi de 7,30% (a média geral está em 6,47%).
1- COMPRE PRODUTOS FIFO
Comprar produtos FIFO's é uma ótima ação para economizar em matéria-prima.
A palavra FIFO vem do método "Fisrt In First Out" que significa, o primeiro que entra, primeiro que sai. Ou seja, é um método que consiste em priorizar a venda de produtos próximos de sua validade, atraindo o consumidor através de preço baixo.
Além disso, também é uma ação sustentável para o meio ambiente, afinal são alimentos em perfeito estado e com a mesma qualidade que um produto com validade mais longa, entretanto com um "tempo de vida" mais reduzido.
Aqui na Restin, nossos produtos chegam com ofertas de até 70% de desconto. Ao comprar e consumir produtos FIFO's você, além de economizar na compra de mercadoria, ajuda a reduzir o desperdício de alimento e, consequentemente, ajuda o planeta.
2- CUIDADO COM O DESPERDÍCIO
Um assunto muito tratad em restaurantes é sobre o desperdício de alimentos dentro das cozinhas profissionais. Porém, muitas pessoas esquecem no desperdício que ocorre na produção desse alimento dentro da própria cozinha como os gastos com água e energia elétrica que estão diretamente ligados ao desperdício desses alimentos.
Sendo assim, é sempre importante ficar de olho no desperdício, não só de alimentos mas também desses recursos.
3- ANALISE AS SOBRAS DE ALIMENTOS
De fato, todas as sobras de refeições feitas dentro de restaurantes acabam indo diretamente para o lixo. Uma dica boa para auxiliar na gestão da sua cozinha é buscar analisar quais são as sobras que ficam no prato de seus clientes.
Existe um padrão entre sobras?
Há uma quantidade desproporcional de alimentos no prato?
Cada caso é um caso, porém é importante se atentar nas sobras para que não haja um padrão de repetição de sobra dos mesmos alimentos.
Essas são algumas dicas para você, dono de restaurante, se atentar dentro da sua cozinha profissional. Esses pontos refletem diretamente na gestão financeira do seu restaurante, fica de olho.
Comments